Vivix Vidros Planos com foco na indústria 4.0

A empresa investe em alta tecnologia, incluindo a criação de sistemas com inteligência artificial

O dinamismo na forma de olhar o cenário em volta e o espírito visionário permeiam todos os negócios do centenário Grupo Cornélio Brennand (GCB), e com a Vivix Vidros Planos não seria diferente. A aptidão nata para o empreendedorismo é o que impulsiona, até hoje, a busca permanente por tecnologias atualizadas.

Desde a sua concepção, a Vivix busca o que há de mais atual no segmento, adotando uma tecnologia inédita no Brasil, a L.E.M.™ (Low Energy Melter™), que permite um processo de produção mais eficiente do ponto de vista energético e redução da emissão de gases de efeito estufa. A empresa conta, também, com a tecnologia Pick on Fly, onde robôs fazem o empilhamento de 10 mil chapas de vidros por dia sem a necessidade de parada na linha e conseguem erguer até 450 quilos, contribuindo para uma maior eficiência no processo.

Cinco anos após a sua fundação, os executivos da empresa continuam em uma busca incessante por inovação, com o objetivo de consolidar a Vivix como uma indústria 4.0. A empresa investe fortemente em automação e tecnologia da informação em todos os seus processos de produção.

Os níveis de automação e sensoriamento do processo fabril são umas das principais premissas para a Industria 4.0 e na Vivix este índice alcança 90%. Para garantir o controle ao longo de todo processo, a Vivix conta com prognósticos gerados a partir de mecanismos de aprendizagem de máquina e inteligência artificial que utilizam uma base de dados de variáveis de processos coletadas desde 2014, tendo como principal objetivo aumentar o rendimento da fábrica.

“As plataformas inteligentes fazem com que a indústria ganhe mais eficiência, velocidade, produtividade e segurança em todas as etapas de produção e nos aproxima do conceito de Empresa Inteligente”, informa Paulo Drummond, presidente da Vivix.

Além disso, o executivo explica que a inovação não precisa ser disruptiva para ser inovação, pois pode ser aplicada nas pequenas coisas e proporcionar grandes ganhos para uma empresa: “Há inovações incrementais e disruptivas. Hoje, estamos investindo em inovações incrementais, seguindo o caminho de primeiramente aculturar a empresa e otimizar ainda mais o funcionamento da fábrica com modernos sistemas de informação”. Há outras importantes iniciativas em desenvolvimento, a exemplo do sensoriamento da usina de beneficiamento de matéria-prima e a sua integração ao banco de dados da fábrica.

Ainda para este ano, a Vivix lançará um sistema de monitoramento de cavaletes (embalagens), visando identificar a sua localização e obter um breve retorno do equipamento. Além dessa iniciativa, a empresa utilizará, também, as plataformas inteligentes para uma melhor gestão orçamentária e para suportar a área comercial com informações para uma melhor composição do mix por cliente.

Outro projeto em estudo é o Digital Twin, que será uma fábrica virtual com previsão de entrar em funcionamento em 2020, visando a realização de simulações prévias dos processos antes da produção real.

 

Sobre a Vivix - A Vivix é uma das mais modernas fábricas de vidros planos do mundo e a única do Nordeste e a primeira do setor no país com capital 100% nacional. O empreendimento é o resultado de um investimento de mais de R$1 bilhão e que conta, além da unidade fabril, com uma usina própria de beneficiamento de matérias-primas, essa última instalada no município de Pedras de Fogo (PB). A Vivix possui capacidade de produção de 900 toneladas/dia, conta com uma área construída de 90 mil m² e utiliza tecnologia pioneira para fabricação de vidros planos.

Hoje, a empresa produz as linhas Vivix (vidros incolores); Vivix Colora (vidros coloridos); Vivix Lamina (vidros laminados de segurança); Vivix Spelia (espelhos); Vivix Performa (vidros de proteção solar); e Vivix Decora (vidros pintados). Seus principais clientes são as indústrias da construção civil e moveleira.

Para atender ao mercado, a Vivix conta com um armazém de 50 mil m² na própria planta. A empresa emprega 346 colaboradores, com uma geração de cerca de 1.700 empregos indiretos. Exporta seus produtos, atualmente, para países da América do Sul como Argentina, Paraguai e Colômbia. 

A produção da Vivix adota práticas sustentáveis. A matriz energética utilizada para a fusão do vidro no processo produtivo é o gás natural, seguindo a política nacional de mudanças climáticas. O uso de lâmpadas de alta eficiência energética, a gestão de resíduos de processo (caco de vidro) e de consumo (coleta seletiva), a otimização da iluminação e ventilação natural, além da captação da água das chuvas para utilização no processo de fabricação do vidro, o tratamento dos efluentes gerados na unidade e seu reuso contínuo, contribuem para tornar o processo ecoeficiente. A água tratada retorna novamente para o processo e irrigação das áreas verdes, criando um ciclo sistemático que evita o descarte de efluentes em rios ou córregos.

 

Linha do tempo

 

2011 - Como parte do planejamento estratégico, a então Companhia Brasileira de Vidros Planos (CBVP) iniciou sua operação comercial em agosto de 2011 através da comercialização de vidros planos importados, o que garantiu a formação de uma carteira de clientes ativa antes do início da operação.

 

2013 - A Companhia Brasileira de Vidros Planos (CBVP) passa a ter uma nova marca: Vivix Vidros Planos. A marca é curta e sonora e remete às palavras vidro e vida. A identidade visual possui desenho marcante, estruturado e equilibrado, em tons de verde, que transmite estabilidade e confiabilidade. Por ser uma empresa de capital 100% nacional, a mudança de nome aconteceu no dia 7 de setembro de 2013, data simbólica para todos os brasileiros por ser o Dia da Independência do Brasil.

 

2014 – No dia 02 de abril de 2014, a Vivix foi inaugurada, produzindo nesse momento as primeiras chapas de vidros planos incolores. A construção do empreendimento durou 27 meses, a partir do início das obras civis.

 

2015 – A empresa lançou os vidros coloridos (linha Vivix Colora) nas cores verde e cinza, com diversas opções de dimensões e espessuras. No mesmo ano, a linha de vidros laminados (Vivix Lamina) foi lançada nas cores verde, cinza, translúcido e incolor, com diversas opções de dimensões e espessuras. Os vidros laminados são um conjunto composto por duas chapas de vidro plano unidas com uma camada de PVB (polivinil butiral). Certificado pelo Inmetro, o Vivix Lamina é um vidro de segurança que garante a união de duas chapas de vidros mesmo quando quebrados. O produto pode ser aplicado em divisórias, janelas, portas, prateleiras, guarda-corpo, cobertura, balcões, vitrines, móveis e decoração.

Também em 2015, a Vivix lançou a sua linha de espelhos da marca Vivix Spelia, produzido com 100% de reciclagem da água e da prata aplicadas no processo. O produto, disponível nas opções incolor, cinza e bronze é produzido com o uso da tecnologia Copper Free e Lead Free, ou seja, livre de cobre e chumbo. Resultado de um moderno e sustentável processo de fabricação, a alta qualidade do Vivix Spelia se reflete no seu prazo de garantia de doze anos, um dos maiores do mercado nacional. Por ser um material versátil, é utilizado na ambientação de interiores, permitindo inúmeras utilizações e efeitos. Com fácil aplicação e custo acessível, sem dúvida, os espelhos se tornaram uma importante ferramenta para arquitetos e decoradores que buscam diferenciação em seus projetos.

 

2018 - A Vivix lançou a sua linha de vidros de proteção solar Vivix Performa. Produzido com alta tecnologia e adequado às características climáticas brasileiras, o produto proporciona revestimento de alta resistência mecânica e química, podendo ser manuseado, processado e aplicado como o vidro comum. Outro benefício da linha Vivix Performa é a garantia de homogeneidade de cor ao longo da chapa, viabilizando a reposição de peças sem diferença de tonalidade. Os vidros de proteção solar otimizam a energia que entra no ambiente, minimizando a passagem de calor ao mesmo tempo em que mantêm a transmissão de luz, gerando conforto térmico e preservando a iluminação natural. São indicados, principalmente, para aplicações em fachadas, janelas e coberturas, porém vêm ganhando espaço na ambientação por agregar ao projeto de interiores uma aparência metalizada em portas, tampos de mesa, armários, boxes de banheiro, guarda corpo, entre outros. O Vivix Performa tem distribuição nacional e pode ser encontrado com combinação de cores que misturam o incolor, o verde e o cinza.

 

2019 – A empresa lançou os vidros pintados Vivix Decora nas cores preta e branca. O produto é aplicado como revestimento de paredes nos mais diferentes ambientes, além de poder revestir móveis, compondo uma linha mais sofisticada. Uma vantagem dos vidros pintados é a fácil manutenção devido a facilidade de limpeza e conservação. A linha Vivix Decora é uma alternativa para projetos modernos e criativos que buscam um novo olhar para revestimentos.  

Erro. Verifique o preenchimento dos campos e tente novamente. 

Cadastro realizado com sucesso!